9 fatos curiosos sobre a Idade Média
A Idade Média, também conhecida como período medieval, foi uma era que se estendeu aproximadamente do século V ao século XV na Europa. Foi um período de transição entre a queda do Império Romano e o início da era moderna. Durante a Idade Média, a sociedade europeia era predominantemente agrária e organizada em um sistema feudal, em que os senhores feudais detinham o poder e os camponeses trabalhavam em suas terras em troca de comida e proteção. A Igreja Católica desempenhou um papel central, exercendo grande influência na vida religiosa, política e cultural.
Foi um período da história que ocorreu no século V ao XV (por volta do ano 476 ao 1453), foi um período longo marcado pelo feudalismo, poder da política, e da da imposição da igreja, além das cruzadas e batalhas entre reinos, vamos a alguns fatos desse período interessante que a humanidade passou
Como era a higiene nessa época?
Não existia muita higiene nessa época, o banho era feito uma vez por mês em uma grande bacia e na casa existia uma hierarquia de quem tomasse banho primeiro, sendo que a primeira pessoa era do patriarca da família, seguido das pessoas mais velhas para as mais jovens, se você fosse o caçula da família, a sua água do banho era a mais suja.
Vestidos longos das mulheres da realeza
Os longos vestidos que as mulheres da realeza usavam que ia até o chão, era pra disfarçar o mau cheiro que vinha das partes baixas, afinal, nessa época não havia o papel higiênico e as pessoas usavam espiga de milho para se limpar, quem tinha um cargo importante na corte tinha uma pessoa só para limpar quando se fazia o número 2.
Altos impostos abusivos do reino
O rei ditava a regra nos feudos impondo suas próprias leis, que muitas delas eram abusivas, entre elas o alto imposto podendo ser em ouro ou mercadorias, causando em alguns feudos revoltas que em alguns casos a população chegava ao extremo de invadir o castelo do rei tirando ele do poder.
Como era a casa da idade média
A casa na idade média não havia paredes, era pequena e simples, era comum todas as pessoas da casa dormir na mesma cama, feita de palhas secas e o convívio com a sujeira, os insetos e os ratos eram normais, não havia sanitários, as pessoas improvisavam cavando pequenas valas do lado de fora da casa.
Leis sem sentido que revoltavam a população
O rei era a autoridade máxima dentro de um feudo, podendo colocar qualquer lei que quisesse, havia uma lei que todo mundo que casasse, o rei tinha direito a primeira noite de núpcias com a noiva, outra lei é que quem tivesse uma plantação, no dia da colheita uma parte era destinada ao palácio, isso sem contar de impostos que o rei poderia de uma hora pra outra dobrar ou triplicar o imposto.
Tribunal da santa inquisição
A igreja e o reino eram muito próximos, e muitas das regras que a igreja impunha tinha o consentimento do rei, uma delas foi a santa inquisição que exterminava qualquer pessoa acusada de bruxaria, porém qualquer fenômeno que as pessoas não entendiam na época eram condenadas na santa inquisição, entre elas: ser canhoto, ter nascido albino, ter sonhos premonitórios, sensação de deja vu entre outros.
Animais também eram julgados
Nem os animais escapavam da corte, animais que eram pegos comendo a plantação, ou que atacavam as pessoas eram sentenciados por uma corte, a sentença ia desde a prisão ao abatimento do animal.
Batalhas entre feudos
Haviam muitas guerras entre os feudos, ou por poder, ou por disputas territoriais, e sempre eram decisivas, muitas dessas batalhas foram retratadas em filmes de Hollywood como o 13 guerreiro, e Lancelot, ao contrário que muita gente pensa, as batalhas eram muito estratégicas e muitos armamentos de ataque, de defesa e táticas de luta foram criadas naquela época.
Comida embolorada
Em muitas regiões os alimentos eram escassos, e tudo era aproveitado, quando havia a colheita de trigo, mesmo plantações mal sucedidas ou com estoque vencido era aproveitado para fazer pães, com a alimentação e a higiene precária, o tempo médio de vida das pessoas daquela época eram de 45 anos.
O surgimento da burguesia
No final da Idade Média, houve um renascimento urbano, crescimento do comércio e surgimento da burguesia, que desempenharam um papel importante no declínio do sistema feudal. O período terminou com a transição para a era renascentista e o início da Idade Moderna como conhecemos hoje.
Esse foram as 9 curiosidades sobre uma das épocas mais interessantes da humanidade.