terça-feira, julho 2, 2024
InícioCotidianoVenderam tudo que tinham e resolveram ajudar o mundo

Venderam tudo que tinham e resolveram ajudar o mundo

Os Caçadores de Bons Exemplos: Inspirando Mudanças Através de Projetos sociais.

 

Em um mundo onde as notícias muitas vezes são dominadas por histórias de problemas, conflitos e desafios, encontrar exemplos positivos e inspiradores pode ser uma verdadeira bênção. E foi exatamente isso que levou Iara e Eduardo, dois jovens empreendedores sociais, a criar o projeto “Caçadores de Bons Exemplos”. Neste artigo, vamos explorar a ideia por trás desse projeto incrível, como tudo começou, as dificuldades encontradas, algumas histórias emocionantes. 

A Ideia do Projeto 

A ideia por trás do projeto “Caçadores de Bons Exemplos” surgiu da observação de Iara e Eduardo sobre a forma como as notícias eram frequentemente negativas e como isso impactava a visão de mundo das pessoas. Eles acreditavam que a exposição constante a notícias ruins podia gerar um ciclo de negatividade e desesperança, levando as pessoas a acreditar que o mundo estava cheio apenas de problemas insolúveis. Eles queriam mudar essa narrativa e mostrar que, apesar dos desafios, também existiam histórias de superação, solidariedade e inspiração. 

Com essa visão em mente, eles criaram o projeto “Caçadores de Bons Exemplos” com o objetivo de buscar e compartilhar histórias inspiradoras de pessoas comuns que estavam fazendo a diferença em suas comunidades e contribuindo para um mundo melhor. A ideia era mostrar que todos têm o potencial de fazer algo positivo e inspirar os outros ao seu redor. 

Eduardo e Iara tinham uma vida normal, formados em administração de empresas, trabalhavam e tinham uma carreira sólida em uma empresa da região, primeiramente a Iara que teve a ideia de se aventurar no Brasil conhecendo novos bons exemplos, mas não sabia que o marido iria concordar, ao conversar e para sua surpresa Eduardo concordou sem pensar duas vezes, então venderam seu apartamento, pegaram suas economias e resolveram se aventurar pelo Brasil 

Como Começou o Projeto 

O projeto “Caçadores de Bons Exemplos” começou de forma modesta, com Iara e Eduardo empreendendo uma jornada pelo Brasil em busca de histórias inspiradoras para compartilhar.  

Em janeiro de 2011 saíram de Divinópolis, Minas Gerais munidos muita vontade de fazer a diferença, eles se lançaram em uma aventura que iria mudar suas vidas para sempre. 

Viajando de cidade em cidade, eles se conectaram com pessoas comuns que estavam fazendo a diferença em suas comunidades, seja através de ações sociais, projetos voluntários, iniciativas sustentáveis ou qualquer outra forma de contribuição positiva.  

Ao chegar em uma nova cidade eles fazem a pergunta para as pessoas “Quem para você é um bom exemplo de pessoa?” Muitos sem entender dizem: meu pai, minha mãe, outros sobem a régua, falando nomes como Gandhi ou madre Tereza, em seguida eles explicam seu trabalho e quem são os exemplos de pessoas que eles procuram. 

Ao encontrar o bom exemplo, eles entrevistavam essas pessoas, registravam suas histórias em vídeo, fotos e textos, e compartilhavam tudo nas redes sociais e em seu site. 

Eles queriam que esses exemplos fossem indicados, e o que as pessoas indicassem seria um termômetro daquilo que eles procuram, chegam de surpresa sem avisar pois querem encontrar o projeto em sua forma mais genuína possível  

Diversas histórias emocionantes 

Foram mais de 1500 projetos visitados em todos os estados do Brasil e alguns países da América do Sul, todos eles catalogados pelos caçadores de bons exemplos e muitas histórias inspiradoras que é impossível de se emocionar como do Tião ex-presidiário que montou uma oficina para as crianças da sua cidade, da alemã que veio para o Brasil e montou uma comunidade para as crianças carentes, e muitos outros exemplos de pessoas que compartilhavam um sonho: contribuir para a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, oferecendo a eles mais oportunidades e melhores horizontes na vida 

As Dificuldades Encontradas 

Apesar do propósito nobre do projeto, Iara e Eduardo também enfrentaram muitas dificuldades ao longo do caminho. Financiamento foi um dos maiores desafios, já que o projeto era autônomo e dependia de recursos próprios para se manter em funcionamento pois a venda do apartamento com suas economias durou apenas 4 anos, mas nunca desistiram e encontraram em suas preces, verdadeiros anjos que os ajudaram no que precisaram naquele momento com doações, gasolina, manutenção do carro, refeições e lugar para dormir 

Participação especial do Luciano Huck 

Em 2013 Iara e Eduardo participaram do programa do Luciano Huck “Agora ou nunca” 

O formato do quadro consiste em selecionar histórias emocionantes de pessoas que estão passando por desafios financeiros, mas que possuem um projeto de vida ou um objetivo que desejam alcançar. As histórias são escolhidas com base na inspiração, superação e potencial transformador que possuem e na época fizeram um desafio com o Eduardo um tipo de gincana que se ele ganhasse, ficaria com um prêmio e Eduardo fez por merecer, ganhou a gincana e levou para casa um caminhão, que pouco tempo depois conseguiram vender e ajudar a custear a viagem social por mais alguns anos. 

Seja você a mudança que você quer ver no mundo 

A famosa frase de Gandhi muito bem aplicada pelos caçadores de bons exemplos, Iara sempre fala dessa frase em suas entrevistas, se você não pode mudar as pessoas, ou reverter situações, seja você a mudança que quer ver no mundo, seja um bom exemplo para as pessoas e faça sua parte 

Iara e Eduardo possuem um livro escrito que você pode fazer download gratuitamente nesse link  

Siga também os caçadores de bons exemplos nas redes sociais 

Instagram @cacadoresdebonsexemplos

Youtube https://www.youtube.com/@CacadoresdeBonsExemplos

 

Você também poderá gostar de...

Daniel Simas
Daniel Simas
Meio brasileiro e meio japonês, minhas paixões (em ordem aleatória) viagens, gastronomia, animais de estimação, voluntariado, leituras edificantes e rezar, apaixonado por marketing e novos aprendizados, acredito que todo ser humano só encontra a verdadeira felicidade a partir do momento que encontra e vivencia sua verdadeira missão de vida.
RELATED ARTICLES

Recent Comments